Você já parou para pensar em como uma gestão financeira bem estruturada pode definir o futuro de um supermercado?
Afinal, o setor varejista é altamente competitivo, as margens de lucro são preciosas e cada decisão entre inovação, cautela, reservas e investimentos, torna-se crucial.
Assim, controlar as finanças é sobre obter um crescimento sustentável.
Desse modo, a gestão financeira no varejo é o alicerce que sustenta decisões estratégicas, garante previsibilidade e permite que líderes identifiquem riscos e oportunidades em tempo real.
Neste guia, você vai entender o conceito, os principais desafios, benefícios e dicas práticas para conquistar mais eficiência, além de conhecer o Target, sistema que pode se tornar seu grande aliado nessa jornada.
Prepare seu café ou chá preferido e vamos começar a leitura?
A gestão financeira no varejo é o conjunto de práticas, processos e controles que garantem o equilíbrio entre receitas, despesas e investimentos em um negócio.
No caso dos supermercados, estamos falando de lidar com múltiplos fornecedores, diferentes formas de pagamento, grande volume de transações diárias e um estoque que precisa ser constantemente atualizado.
Ou seja, nesse setor não se trata apenas de “fechar as contas” no fim do mês. A gestão financeira bem-feita permite analisar tendências, prever cenários, negociar melhor com fornecedores e garantir que cada real seja aplicado de forma estratégica.
Além disso, é o oxigênio vital para impulsionar a expansão, tornar o negócio longevo e obter reservas para momentos mais difíceis.
A RP Info lida há anos com gestores de supermercados, por isso, preparamos esse guia com tanto empenho e expertise. Prossiga para mais.
Imagine um supermercado que, ao não acompanhar diariamente a entrada de caixa, descobre no fim do mês que descontos não foram aplicados corretamente em fornecedores. Isso compromete não apenas o fluxo de caixa, mas também a competitividade de preços frente à concorrência.
Ou seja, mesmo supermercados de médio e grande porte ainda enfrentam dificuldades recorrentes na área financeira. Ainda mais com oscilações na economia interna, comércio exterior e mudanças como a reforma tributária que influenciam o setor financeiro e requerem ainda mais adaptabilidade dos gestores.
Assim, entre os principais desafios, temos:
Falta de visibilidade em tempo real: gestores muitas vezes só percebem desvios após o fechamento do mês, quando já é tarde para corrigir. Inclusive, esse é um relato recorrente que chega em nosso atendimento. Cada vez mais é necessário ter uma visão holística, rápida, estratégica e com maior poder de reação.
Controle de custos ineficiente: pequenas despesas operacionais acabam acumulando e comprometendo o lucro. Sabe aquele custo extra que não estava previsto? Pois é, a longo prazo pode ser um grande impeditivo para a estabilidade financeira.
Dificuldade na conciliação de recebíveis: diferentes bandeiras de cartão, Pix e boletos dificultam o acompanhamento. Nem todos os sistemas utilizados por gestores possuem a integração automática, tornando os processos manuais e inseguros.
Gestão de estoque desalinhada: sem dúvidas um dos maiores desafios, lidar com diferentes tipos de produtos, ainda mais sazonais, perecíveis e os de época, como Natal e Páscoa, tornam a gestão de estoque algo difícil de gerir.
Baixa automatização: mesmo com a modernização cada vez mais presente, ainda é possível presenciar a resistência à novas tecnologias ferramentas e softwares que garantem automatização em diversas etapas.
Quando bem estruturada, a gestão financeira traz ganhos imediatos e de longo prazo. Alguns dos principais são:
Maior previsibilidade de resultados: decisões passam a ser baseadas em dados confiáveis, além da possibilidade de análise por setor, utilização da inteligência comercial e ganho em avaliações preditivas e de tendências.
Redução de erros e retrabalhos: com automação, processos como conciliações se tornam ágeis e seguros. Assim como a otimização, maior organização de dados e processos que antes demorariam dias, passam a ser efetivados em horas.
Negociação mais assertiva com fornecedores: relatórios financeiros permitem identificar margens e pontos de economia. Assim, a comunicação melhora e ganha-se espaço para estratégias de relacionamento com fornecedores, por exemplo.
Controle de fluxo de caixa: melhoria na visibilidade sobre entradas e saídas que evitam falta de capital de giro. Dessa maneira, é possível uma gestão mais segura e confiável, dando mais segurança na hora de agir, por exemplo, ao optar em investir em uma área, contratar mais funcionários ou até mesmo, abrir uma nova unidade na região.
Agilidade em decisões estratégicas: ao visualizar cenários, gestores podem antecipar oportunidades e riscos. Nada melhor que tomar decisões baseado em dados, gráficos, históricos.
Por exemplo, um varejista que utiliza dashboards financeiros percebe queda no ticket médio em determinados horários e decide criar promoções específicas para aumentar as vendas nessas faixas.
Muitos gestores conseguem identificar os pontos de melhoria na gestão financeira, mas ficam confusos ou até mesmo inseguros em saber por onde começar ou como avaliar a situação.
Selecionamos 5 dicas preciosas que podem funcionar como guia e auxiliar em um primeiro plano de ação. Veja:
Acompanhe métricas como fluxo de caixa, margem de lucro, giro de estoque e inadimplência. Esses números são o termômetro da saúde financeira.
Os tempos modernos chegaram e é preciso adaptar-se, ainda mais com a inserção de dashboards, chatbots e IAs, cada vez mais utilizados na gestão supermercadista. Assim, sistemas como o Target permitem centralizar informações financeiras, integrar com áreas como estoque e vendas, e gerar relatórios em tempo real.
Optar por sistemas modernos de registro de vendas, gerenciamento, integração e centralização, sem dúvidas vai auxiliar na gestão financeira do seu negócio
Dica: Você sabia? Temos uma solução voltada para o fluxo de caixa. Conheça o RPDV da RP Info.
Gestão financeira não depende apenas do gestor. Equipes bem treinadas entendem a importância de registrar dados com precisão, possuem processos e ações padronizadas e estão sempre com habilidades atualizadas.
Projeções ajudam a se preparar para oscilações de mercado, mudanças na tributação ou mesmo aumento de custos logísticos. Por isso, invista em análises preditivas e de comportamento do consumidor.
A Rede Monaco enfrentava dificuldades para acompanhar seu crescimento e manter eficiência em todos os departamentos. Sofriam com processos manuais, falta de suporte técnico e um atendimento mais humanizado.
Com o sistema da RP Info, ela conseguiu integrar setores, otimizar processos e fortalecer sua gestão financeira.
O resultado? Saíram de um faturamento de 400 mil reais para R$ 4 milhões! Sim, isso foi possível. Além disso, a rede se organizou para alcançar 10 lojas e R$ 1 bilhão em faturamento, mostrando como uma gestão estruturada pode abrir caminho para novos patamares de crescimento.
Esse é apenas um exemplo de como aliar tecnologia, expertise da RP Info e boas práticas de gestão faz toda a diferença no varejo supermercadista.
A gestão financeira no varejo não pode ser vista como uma tarefa burocrática, mas como um diferencial competitivo. Estar atento aos desafios, aplicar boas práticas e contar com a tecnologia certa é o caminho para obter resultados consistentes.
Pensando nisso, apresentamos o Target, solução da RP Info, que é uma ferramenta de gestão de resultados em tempo real, permitindo acompanhar e analisar mais de 10 componentes:
Quer dar o próximo passo rumo a uma gestão financeira sólida e moderna?
Agende uma demonstração do Target e veja na prática como transformar a gestão do seu supermercado.